quarta-feira, 8 de abril de 2009

Copasa derrapa de novo

Avaliação de desempenho da Copasa
Mais uma faca no peito dos trabalhadores

A divulgação da avaliação de desempenho da Copasa gerou um enorme mal estar dentro da empresa. O que seria para motivar os funcionários acabou sendo um programa de perseguição ao trabalhador.
Vários pontos são simplesmente imorais. A proposta pode causar a demissão de cerca de 40% do efetivo da Copasa no período de um ano e meio. No regulamento, aprovado pelo Conselho de Administração, quatro avaliações abaixo de cinco pontos provocarão a demissão do funcionário.

O novo regulamento estimula a discórdia e a competição negativa, além de estipular quem pode ter qual nota. Um fato claro da incoerência da avaliação de desempenho é com relação a ausências, mesmo motivadas por motivo de doença. A pessoa que se ausentar, mesmo que para tratamento médico, por um período igual ou superior a 15 dias, já terá sua avaliação feita automaticamente pelo sistema e a nota será quatro. Ninguém mais pode ficar doente, passar por cirurgia ou sofrer algum tipo de acidente, que terá sua avaliação de desempenho comprometida?

Também existe discriminação por idade, uma vez que dos trabalhadores com mais tempo de casa mais será exigido.
O Senge-MG, Saemg e Sindágua defendem a suspensão imediata desta avaliação de desempenho e acredita que a Copasa deva criar planos de incentivo e não de demissão em massa, como este regulamento pretende fazer. As entidades representantes dos trabalhadores da Copasa já se mobilizaram contra esta atitude e vão recorrer ao Ministério Público para suspender o plano, tal como ele foi aprovado.

3 comentários:

  1. isso é uma vergonha,

    Sou empregado da Copasa a 17 anos e tenho vivido e presenciado nesta empresa várias situações difíceis e inaceitáveis durante este tempo, porém essa agora foi a gota d´água. Não podemos ficar inertes, temos que nos mobilizar urgentemente contra esse plano ditatorial.

    WFC

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o WFC. Ainda bem que agora tem este blog para falar umas verdades do que acontece em Minas. Como dizia meu avô: CALA BOCA JA MORREU.

    JP

    ResponderExcluir
  3. Prezados companheiros da Copasa. O Fórum Sindical Social e as entidades membros, estamos solidários a vocês diante mais de mais esta investida contra os trabalhadores do Sr. Márcio Nunes, Presidente da Copasa. Por conhecer as práticas deste senhor é que recomendamos aos companheiros que só deixem comentários de forma anônima aqui neste blog. Assim, para evitar retaliações aos companheiros WFC e JP, republicamos seus comentários apenas com as iniciais.

    O Administrador do Blog

    ResponderExcluir